top of page

Guia dos trajes masculinos formais

Atualizado: 2 de ago. de 2023


Neste Guia dos Trajes Masculinos, abordaremos as vestimentas formais e informais, começando pelos trajes de gala, conhecidos como traje a rigor.


Confira os próximos conteúdos onde mostraremos sobre os seguintes trajes:


1. Social

2. Esporte fino

3. Esportivo/casual

4. Smart casual

5. Business casual


Conhecer a diferença entre os trajes formais e informais ajuda a vestir-se adequadamente em ocasiões com dress code definido, preservando sempre a elegância.

O traje formal de gala, conhecido como traje a rigor, é o auge da elegância masculina. Existem diferenças importantes entre os trajes Black Tie (mais comum) e o White Tie, que é o mais alto nível de formalidade nos códigos de vestimentas.

White tie


O traje White Tie é o código de vestimenta mais formal e sofisticado de todos. É reservado para ocasiões extremamente formais, como bailes de gala, eventos oficiais da realeza e cerimônias de premiação muito exclusivas.


  1. Gravata: borboleta branca

  2. Casaca: A casaca, também conhecida como casaca longa, é uma espécie de fraque preto com cauda longa que é usado exclusivamente no traje White Tie.

  3. Calças Pretas com Faixa de Seda: As calças do traje White Tie são pretas e possuem uma faixa de seda na lateral.

  4. Colete Branco: Muitas vezes com lapelas de seda em contraste.

  5. Camisa Social com Peitilho Plissado: A camisa social branca deve ter um peitilho plissado (frontão) e punhos duplos (abotoaduras).

  6. Sapatos: Sapatos de verniz preto.

Black tie


O traje Black Tie é um código de vestimenta formal, geralmente usado em eventos noturnos e de gala, como festas de casamento formais, bailes, jantares de gala, óperas e eventos de caridade. Nesse traje o colete não é obrigatório, mas é opcional.


Black tie com summer jacket: As mesmas peças do black tie tradicional, porém ao invés do paletó preto, é utilizado o paletó branco (Summer Jacket).


  1. Gravata: borboleta preta

  2. Smoking: Terno preto de corte elegante com lapelas de seda em contraste. A calça normalmente possui uma faixa de seda na lateral.

  3. Camisa: Branca de punho duplo, com um colarinho dobrado (italiano) ou colarinho dobrado com abas (colarinho wingtip).

  4. Abotoaduras: usadas em vez dos botões tradicionais nos punhos da camisa

  5. Sapatos: Sapatos de verniz preto ou sapatos sociais de couro preto.


Dicas para adaptar-se a Trajes Formais:


Conheça o dress code:

Antes de comparecer a um evento formal, verifique o convite ou pesquise sobre o evento para entender o nível de formalidade exigido.


Ajuste de acordo com o ambiente:

Às vezes, eventos formais podem variar em níveis de formalidade. Seja sensível ao ambiente e ao público presente para adaptar seu traje conforme necessário.


Já pensou em uma seleção completa de roupas atuais e versáteis, para você saber o que vestir, como combinar e onde encontrar?


A CONSULTORIA DOM DE VESTIR tem uma seleção completa de atualizações mensais, feitas pelo nosso time de consultoras de imagem, moda e estilo, em marcas masculinas conceituadas.


Valorize sua imagem pessoal e fique por dentro das tendências, lançamentos e oportunidades de compras.


A Consultoria Dom de Vestir é como um “personal shopper” virtual e 100% digital. Acesse o link e tenha mais praticidade, economia e assertividade para se vestir bem!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page